Páginas

sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Tutorial: Aplicar viés sem aparelho

Olá amigas e amigos!

A dica de hoje é como colocamos viés sem o aparelho de viés. Aqui em baixo são os dois mais conhecidos e utilizados. O primeiro pode ser usado na máquina doméstica e também na galoneira, ótimo para malhas e suplex. Já o outro é um "fofo", pois se adapta a qualquer tamanho de viés e você só precisará de um pouquinho de prática pra usar.





Mas você não possui nenhum dos dois aparelhos e quer fazer uma blusa, uma regata, e gostaria de dar uma acabamento com viés, e se pergunta: Como faço isso agora? Vem que a gente te explica!

Você vai precisar da blusa cortada, e uma tira de tecido cortado no viés. Notem que um ombro eu já fechei, isso é essencial!


Após isso é a hora de pregar o viés, você coloca direito com direito e alfineta todo o decote com o viés, que ficará assim:


Hora de ir à máquina, você vai passar um pé de máquina em todo o viés. Se preferir e não tiver muita prática: alinhave.


Vai ficar assim:


O pulo do gato no acabamento com viés são os piques, que você terá que dar, para que o tecido tome  forma arredondada do decote. Assim:



Depois disso hora de voltar pra máquina e rebater a costura (como assim?) Você vai costurar pelo lado direito bem rente a outra costura bem em cima dos piques.




Esse é o lado avesso: duas costuras rentes:


Agora é só dobrar e alfinetar para depois costurar:




 Mais uma vez lembrando, se não tiver prática, alinhave, poupa trabalho de desmanchar depois.



Ficará assim:




Lembrando que o viés ficou para o lado de dentro, o que eu particularmente acho mais bacana.
Espero que tenham gostado! Qualquer dúvida deixe um recadinho!



Com carinho Alessandra e Mariane

4 comentários:

  1. Gostei da explicação, sofro demais com o viés.
    Ficou prendada, hein, Mariane? Orgulhosa de voce!
    Beijão!

    ResponderExcluir
  2. esta e uma maneira muito boa de acabamento, eu a uso principalmente em renda

    ResponderExcluir
  3. Nossa que maravilha! Fiquei tão feliz com suas explicações que até imprimi pra ficar do meu lado na hora de costurar rsrsrsrs ! Finalmente minhas camisetas com viés perfeito! Muito obrigada!

    ResponderExcluir